Encontro REER-RJ com Fundação Osorio – REER-RJ – Rede Estadual de Emergência de Radioamadoores do Rio de Janeiro

Encontro REER-RJ com Fundação Osorio

Encontro REER-RJ com Fundação Osorio

Na ultima sexta feira 29/04/2022 o Coordenador Geral da REER-RJ encontrou-se com o Presidente da Fundação Osorio Sr. Cel. EB Luiz Sérgio Melucci Salgueiro, na Vila Militar RJ , onde o foi discutido a importância das atividades de rádio emergência e a inclusão dos conhecimentos aos alunos desta instituição , falamos também sobre radioamadorismo, o quanto precisamos da revitalização do quadro de novos membros no hobby , pois quanto mais tempo passar , mais envelhecemos e temos que preparar esses novos radioamadores para nos suceder.
O Coronel Salgueiro se mostrou muito entusiasta sobre o assunto e pediu uma visita tão logo possa na fundação, para que possamos conhecer melhor e dar continuidade as tratativas.
A Fundação Osorio
As primeiras ideias sobre a criação da Fundação Osorio remontam ao ano de 1907, quando três oficiais encarregados dos festejos do centenário de nascimento do Marechal Osório apresentaram, também, a necessidade de se criar um orfanato com vistas à educação das filhas órfãs de militares de mar e de terra falecidos na Guerra do Paraguai, à semelhança do que já se fizera em relação aos meninos, para os quais fora criado o Imperial Colégio Militar do Rio de Janeiro (CMRJ), em 1889.
Eram eles o Tenente-Coronel Jônatas de Mello Barreto, o Tenente-Coronel Antônio José Dias de Oliveira e o Capitão José Feliciano Lobo Viana. Buscaram o apoio do Marechal Mallet, filho do Patrono da Artilharia, e do Ministro da Guerra da época, o Marechal Hermes da Fonseca. A ideia gerou grande entusiasmo.
Criou-se uma Associação e buscou-se angariar recursos para a concretização do novo sonho. Pouco a pouco o grupo perdeu impulsão, culminando com a dissolução daquela Associação.
As ações ficaram estagnadas, mas não os ideais.
Em 1921, finalmente, foi sancionado Decreto Legislativo autorizando o Poder Executivo a criar o Orfanato pretendido, o que ocorreu pelo Decreto 14.856, de 01 de junho, data de nosso aniversário.
O fato de o Orfanato ter sido colocado subordinado ao Patronato de Menores, entidade de assistência e previdência privada, gerou descontentamento, até que, em Decreto de 27 fevereiro de 1924, surgiu a sonhada autonomia de nossa instituição, já com o nome de Fundação Osorio. Suas obras foram concluídas em 1926, dando-se a inauguração em 24 de maio daquele ano, com a presença de representante do Presidente da República e outras autoridades.
A partir de 1993, a Fundação, que era exclusivamente destinada a meninas, passou a admitir, também, alunos do sexo masculino.
A Lei Nr 9026, de 10 de abril de 1995, vinculou-a ao Exército, por intermédio do qual tem consignados no Orçamento da União os recursos para seu custeio e sua manutenção.

Fonte – Site da instituição